O CEME

Nossa Proposta

Este texto propõe-se a clarificar os princípios pedagógicos do CENTRO  EDUCACIONAL MUNDO ENCANTADO LTDA ME, que leva em conta a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB 9.394/96, a Constituição Brasileira, o Estatuto da Criança e do Adolescente, nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN e pelo BNCC.

Aproposta,do CEME, é levar nossos alunos(as) a buscarem o conhecimento do mundo, construindo-o e partilhando idéias. Participam da construção de um universo mais harmonioso. Procuram garantir o que preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente, quanto ao desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade. Voltado para a integração dos saberes conhecidos, estimulados, produzidos e recriados elege o ato de brincar, espontâneo e/ou dirigido, como sendo a atividade primordial da criança no “CEME – Centro Educacional Mundo Encantado”, pois através dele é possível se desenvolver: uma cultura de justiça, esperança, ternura e solidariedade; o respeito ao indivíduo e às suas diferenças; uma consciência crítica acerca do mundo; a formação de hábitos, valores e atitudes; a autonomia com responsabilidade e respeito à limites, devendo assegurar ao educando formação comum indispensável para o exercício da cidadania, fornecendo-lhe meios para progredir no trabalho e no prosseguimento dos estudos.

Com a pandemia do novo coronavírus, o COVID-19, levou-nos a buscar alternativas para que nossos alunos continuem com a sua rotina escolar normalmente. Devido às aulas presenciais suspensas por determinação governamental da Secretaria de Saúde e Educação de nosso estado promovendo então, um grande isolamento social para a contenção da disseminação do coronavírus, a escola CEME (Centro Educacional Mundo Encantado) tem se mobilizado em promover aulas (EaD), para isso elaboramos um plano de ação educativo, visando dar continuidade às atividades pedagógicas programadas, sem interrupção nem perdas do ano letivo, através de nossa sala virtual / plataforma personalizada, a distância, utilizando ferramentas digitais simples já trabalhadas no dia à dia em nossa sala de aula presencial. O CEME tem como finalidade o desenvolvimento integral do aluno em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando com a ação da família. A sala virtual /via plataforma é uma implementação escolar que cabe à família, escola e sociedade como um todo. Tem como OBJETIVO principal, criar alicerces para quando finalizar a QUARENTENA, o aluno tenha desenvolvido suas capacidades intelectuais através da EaD, preparando o aluno pela continuidade em seu aprendizado nas aulas presenciais. Aplicamos uma avaliação diagnóstica com o intuito de detectar as dificuldades de aprendizagem que ocorreram durante o processo do ensino a distância e oferecer mediação necessária para que os alunos consigam ter a qualidade nos conteúdos que foram aplicados na sala virtual /via plataforma.

O CEME desenvolve a metodologia interacionista, que propõe uma aprendizagem ativa, que valoriza as experiências e o conhecimento prévio dos alunos para colocá-los no centro do próprio aprendizado. Tendo como fundadores principais os teóricos Jean Piaget (1896-1980) e Lev Vygotsky (1896-1934), essa proposta pedagógica entende que o aprendizado se dá pela interação com o mundo à nossa volta.Esse tipo de abordagem traz muitos benefícios, incluindo o desenvolvimento das habilidades socioemocionais. No interacionismo, há o diálogo sobre os conteúdos, respeitando os conhecimentos prévios dos nossos alunos, as diferenças sociais, de vivência. Tudo aquilo que eles trazem para a sala é repensado e conversado entre os colegas, e isso faz com que as competências socioemocionais possam ser desenvolvidas e trabalhadas em nossas salas de aula.

 Segue abaixo alguns motivos que levou a Equipe Pedagógica do CEME, a trabalhar com a metodologia interacionista.

  • Transforma todos os espaços da escola em ambientes de aprendizagem.
  • Desperta a curiosidade de aprender, e não apenas acumular dados e informações.
  • Respeita o tempo de aprendizagem e os conhecimentos prévios de cada aluno.
  • Acompanha a realidade para que o aprendizado seja significativo.
  • Propõe o aprendizado pela brincadeira e pela experiência.
  • Favorece o desenvolvimento das competências socioemocionais.
  • Coloca a criança no centro do próprio aprendizado.
  • Ensina a pensar.

 

“A educação não transforma o mundo.
Educação muda as pessoas.
Pessoas mudam o mundo”
(Paulo Freire)

Venha nos visitar

Rua Flamengo, 607

Centro - Rio das Ostras - RJ

Fale Conosco

(22) 2760-5473

Envie um email

[email protected]

Rolar para cima
× Fale pelo nosso Whatsapp